Os fundamentos perante o desafio da idade
“O setor fundacional espanhol tornou-se um importante agente de desenvolvimento social e económico, articulando uma parte cada vez mais significativa das iniciativas da sociedade civil. A sua crescente importância reflete- se no número de organizações que a compõem, na diversidade de causas sociais que atendem, no número de beneficiários que atendem, no emprego direto e indireto que geram, nos recursos humanos não remunerados que mobilizam (empregadores e voluntários). e, sobretudo, as despesas que anualmente destinam a fins de interesse geral que constituem a sua razão de ser”.
(Relatório “O setor fundacional em Espanha. Dados básicos”)
O setor das Fundações
As FAE em Espanha estão presentes em áreas de atividade muito diferentes: (dados de 2019)
- cultura e lazer (38,3 por cento),
- educação e pesquisa (21,7 por cento),
- meio ambiente (10,3 por cento), (entre os três anteriores somam 70,2 por cento),
- serviços sociais (9 por cento),
- desenvolvimento e habitação (7,3 por cento),
- saúde (5,4%) e
- atividades internacionais (4,4%).
Nos últimos anos, as fundações regionais e nacionais aumentaram e as internacionais diminuíram. A proximidade tornou-se uma das suas características.
Essa proximidade, juntamente com a crescente preocupação da sociedade civil com os problemas que mais nos afetam, está a fazer com que Espanha comece a abordar grandes projetos de cooperação em países do Terceiro Mundo, principalmente por fundações empresariais, sem deixar de apoiá-los (tivemos um exemplo claro durante a pandemia de 2020-2021).
A década do envelhecimento saudável
Espanha, com uma esperança média de vida de 82,34 anos (mulheres: 85,07 e homens: 79,60) tem, no envelhecimento da sua população, um dos grandes desafios que já deve enfrentar em geral.
A OMS declarou recentemente 2021-2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, com o objetivo de que todos nós (governos, instituições, empresas e cidadãos) trabalhemos ativamente para melhorar a qualidade de vida dos idosos.
O envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, a independência e a qualidade de vida ao longo da vida.
Iniciativas, projetos e programas
As fundações estão habituadas a responder a esse problema global.
Algumas Fundações espanholas já estão a desenvolver iniciativas, projetos e programas transversais, nalguns casos em colaboração entre organizações, relacionados com:
- Investigação e conhecimento da situação, através da criação de espaços de investigação e da elaboração de publicações. Alguns exemplos:
- A solução para a situação laboral que afeta o grupo sénior, através de intervenções relacionadas com talento-emprego-empreendedorismo. Alguns exemplos:
- Manter a atividade dos seniores (social, cultural, profissional), com propostas relacionadas com a formação, atividades de envelhecimento ativo e voluntariado. Alguns exemplos:
- O aumento da qualidade de vida nos segmentos etários mais avançados com especial atenção à vulnerabilidade, solidão e dependência, com projetos de acompanhamento e cuidados aos idosos. Alguns exemplos:
Mas ainda há muito trabalho a ser feito, https://realefoundation.org/es/projects/our-projects/stop-soledad-5.htmljo, muitas áreas para cobrir e muitas instituições (mencionámos 9.218 Fundações ativas ) que não deram um passo à frente para ver a idade com outro olhar.
A partir da Silver Economy Consulting podemos ajudar a sua Fundação a identificar o contributo que pode dar ao problema demográfico com atividades de formação e sensibilização internas e externas e Consultoria à medida.
Fontes:
• “El sector fundacional en España. Datos básicos” (Informe – AEF – Asociación Española de Fundaciones)
• “El sector fundacional en España: Atributos fundamentales” (Informe 2008-2019 – AEF – Asociación Española de Fundaciones)