Fitur 2022, turismo mais acessível

Nestes dias realiza-se a Madrid Fitur, a Feira Internacional de Turismo Mundial, líder para os mercados recetivo e emissor da Ibero-América.

Este ano, no Fitur Next, o observatório de turismo Fitur, concentra-se no turismo acessível. “Em países onde a expectativa de vida é superior a setenta anos, em média, cerca de 8 anos ou 11,5% da vida de um indivíduo é gasto com deficiência.” (1). A OMS identificou o turismo acessível como uma “mudança de paradigma” para destinos turísticos. Uma forma de recuperar do grande impacto que a pandemia teve neste setor.

No guia: Diretrizes da OMT para uma recuperação inclusiva, eles enfatizam: “Garantir uma boa acessibilidade não é um “favor” para viajantes com necessidades específicas de acesso. É mais uma oportunidade de negócios que ajudará a mitigar os efeitos da pandemia.” (3)

Para que o turismo seja considerado acessível, deve contemplar estes 5 pilares:

1- Planeamento e informação.
2- Transporte.
3- Acessibilidade ao meio ambiente.
4- Acessibilidade aos espaços comuns.
5- Acessibilidade a espaços específicos.

O turismo e a Silver economy

Conforme indicado no Barómetro do Consumidor Sénior da Mapfre, “a geração silver é um motor turístico para a Espanha, aqueles com mais de 55 anos que viajam com frequência, dando prioridade a destinos naturais e culturais em vez de os baratos e próximos.”(4)


O turismo sénior contribui com 8.870 milhões de euros, ou seja, 27,7% do total de 32 mil milhões de euros gerados pelos turistas residentes em Espanha para o turismo nacional nas suas viagens a Espanha. A permanência média do turismo sénior foi de 5,71 dias, contra a média de 3,64 em 2019. Nesse mesmo ano representou 29,29% do total. (5)

 

Alargar horizontes para o turismo: novas exigências do público sénior

No nosso relatório de tendências, Idosos na Espanha. Das 12 tendências para conhecer pela silver economy consulting, entre outras tendências, os idosos informaram que gostavam de estar em casa, mas a maioria aspirava viajar

10. Gosto de estar em casa e viajar.

Eles desfrutam de lazer em casa em 9 em cada 10 casos e 4 em cada 5 usam plataformas de pagamento para seu lazer. Viagens por Espanha e pelo exterior são uma aspiração para quase todos. Dizem que têm o tempo ocupado em 85% dos casos.

 

Turismo não significa apenas viajar para fora do lugar onde se habita, seja uma viagem nacional ou internacional. Há também o turismo local. Embora a distância seja mais limitada pela pandemia, ainda faz parte do desejo dos idosos viajarem.

O turismo inclui também a oferta cultural, desportiva e gastronómica em todas as distâncias.

O setor deve inovar no que diz respeito à oferta turística para a terceira idade. O desenvolvimento do turismo ativo e bem-estar para seniores: procurando originalidade, qualidade e personalização.

Oferecer a possibilidade de compartilhar hobbies e torná-los uma oportunidade de viajar.

Promover viagens intergeracionais. Que os idosos possam desfrutar com outras gerações num ambiente amigável, acessível e confortável.

Na Silver Economy Consulting ajudamos empresas e instituições a inovar na sua oferta e destinos, nos seus estabelecimentos e nos seus serviços para a terceira idade, a promover iniciativas intergeracionais, a criar destinos amigáveis para a terceira idade.

Terminamos este artigo com esta iniciativa para os idosos da Comunidade de Madrid:

Haz clic:

Fuentes:
1- Fitur Next. Hacia un turismo más accesible.
2- Hosteltur.
3- Directrices de la OMT para una recuperación inclusiva.
4- Barómetro del consumidor sénior de Mapfre. Ageingnomics
5- Libro blanco de la Silver Economy.

INSCRIPCIÓN

Rellena el formulario para subscribirte a nuestra newsletter y recibir actualizaciones de nuestro blog.

    Please prove you are human by selecting the cup.