Voluntariado para todas as idades: #TuHuellaInvisible
No 5 de dezembro é comemorado o dia do voluntariado, data marcada pelas Nações Unidas, como o Dia do Voluntário (https://www.un.org/es/observances/volunteer-day). É o dia em que a reflexão é convidada e os voluntários são agradecidos pelo seu grande trabalho.
Há muita solidariedade entre nós, e prova disso são os exemplos que o COVID-19 nos deu. Em 2020, mais de 2 milhões de espanhóis juntaram-se aos voluntários existentes para realizar tarefas de voluntariado. A pandemia evidenciou a importância dessas ações em que o voluntariado tem feito a diferença. Nesse período, 7,6% da população “tornou-se” um novo voluntário. Destes, 2,4% declaram que continuam com o voluntariado”. (1)
. (1)
Voluntariado como estratégia de resiliência local
Com o voluntariado, são criados links e redes de apoio muito importantes para aliviar problemas sociais complexos.
As Nações Unidas já emitiram em 2018 o relatório: O vínculo que nos une. Voluntariado e resiliência comunitária.
Entre os principais resultados, totalmente atualizados, destacam-se:
- “O voluntariado local é uma estratégia crítica de resiliência e pertence a comunidades resilientes”.
- O voluntariado é especialmente importante para grupos vulneráveis e marginalizados.
- A colaboração efetiva com voluntários pode transformar o voluntariado de um mecanismo de resposta num recurso estratégico para a resiliência da comunidade.
- Um ambiente propício ao voluntariado fortalece a resiliência da comunidade.
O relatório reforça a ideia de voluntários locais. Não espere para receber ajuda de fora, mas para garantir que, dentro de cada país, sejam geradas ações e redes de voluntários que alcancem essa resiliência comunitária.
O voluntariado deve ser local e deve ser visto por todos os cidadãos como uma forma de contribuição e participação na sociedade, em todas as idades e ao longo da vida.
Retrato do voluntariado na Espanha
Segundo o relatório da Fundação Telefónica, Retrato do voluntariado na Espanha, conta atualmente com quase 30.000 organizações do terceiro setor social, com a participação de mais de 2,5 milhões de pessoas, das quais 58% são voluntárias. (2)
Gráfico: Fundação Telefónica, Retrato do voluntariado em Espanha (1)
De acordo com o estudo, em Espanha, 6,2% da população com mais de 14 anos de idade são voluntários, ou seja, cerca de 2,5 milhões.
Do total de voluntários, 68,2% são pessoas que se voluntariam continuamente e 48,7% esporádicas. Em termos de envolvimento nos projetos, os voluntários seniores são os mais participativos.
As atividades de voluntariado que os espanhóis mais valorizam são a ajuda a idosos ou em situação de dependência (25,5%), ações para crianças (20,9%) e aquelas relacionadas com pessoas em risco de exclusão social (20%).
As principais barreiras ao voluntariado são a falta de tempo e a incompatibilidade com o trabalho. No caso das pessoas com mais de 65 anos, o desconhecimento é a principal barreira.
As pessoas optam por focar o seu tempo de voluntariado em atividades relacionadas com o meio ambiente e com o momento da vida, a sua idade, o seu sexo: “Assim, as atividades relacionadas com a infância são mais importantes para mulheres e pessoas em idade fértil (de 30 a 44 anos) enquanto o interesse pelas atividades dedicadas aos idosos cresce entre os maiores de 45 anos e fundamentalmente entre os maiores de 65 anos”. (1)
Merece uma menção especial que os seniores, e também os jovens, são generosos com o seu conhecimento e gostam de o partilhar, é um caminho ideal para ações intergeracionais (dos seniores aos jovens-crianças e vice-versa). Iniciativas como adoptunabuelo.org ou da Fundação Caixabank facilitam a ligação entre voluntários de diferentes idades.
2021, um ano diferente para o voluntariado em Espanha
A Plataforma de Voluntariado em Espanha (PVE), realizou uma pesquisa publicada no relatório: Relação com o voluntariado na Espanha: julho de 2021.
Em alguns casos há uma regressão do voluntariado, como é o caso dos maiores de 55 e 65 anos. Em grande parte devido à pandemia, uma vez que têm sido uma população de risco.
Gráfico: PVE. Relação com o voluntariado em Espanha: julho de 2021. (2)
Cabe destacar que os mais velhos são os que mais contribuem em donativos para ONGs.
Gráfico: PVE. Relación con el voluntariado en España: julio 2021. (3)
A ascensão do voluntariado corporativo
Desde que a ONU definiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2015 para aliviar a pobreza, proteger nosso planeta e garantir a prosperidade para todos, governos e empresas lançaram programas para alcançá-los.
As maiores empresas começaram a tomar consciência dos problemas existentes, dos desafios que colocam, e passaram a promover as suas estratégias empresariais ou de responsabilidade corporativa (RSE/RSE), entre as quais o voluntariado. Embora sejam iniciativas recentes, nos últimos 5 anos, a tendência é crescer, e os colaboradores participam cada vez mais. Nas PMEs… ainda é uma questão pendente, embora existam iniciativas promissoras. (3)
#TuHuellaInvisible
Não podemos terminar este artigo sem ajudar a divulgar o vídeo da campanha da Plataforma de Voluntariado em Espanha #TuHuellaInvisible. Todos podemos contribuir, a partir das nossas possibilidades, independentemente da idade, para a construção de uma sociedade melhor.
Fuentes:
(1) PVE. Relación con el voluntariado en España: julio 2021
(2) Fundación Telefónica. Retrato del voluntariado en España.
(3) https://copade.es/guia-practica-pymes-ods/