Idadismo em publicidade inclusiva e intergeracional, campanhas e ações
Como continuação do artigo anterior no blog Idadismo na Publicidade: A minha idade não é a minha identidade, queremos continuar a partilhar exemplos de campanhas publicitárias inclusivas e intergeracionais com os idosos. A intenção não é outra senão estimular as marcas de produtos e serviços a descobrirem, por um lado, o potencial da Silver Economy, e ao mesmo tempo promover iniciativas intergeracionais não apenas como ações de sua responsabilidade social corporativa.
No nosso artigo anterior publicado no blog Silver Economy Consulting, classificamos as campanhas em dois tipos.
- Marcas que fazem campanha com pessoas idosas de produtos generalistas, com foco nos idosos como o público-alvo dessa campanha ou anúncio.
- As marcas que fazem campanhas intergeracionais, com pessoas de outras idades.
Exemplos de campanhas publicitárias intergeracionais
Neste artigo, queremos destacar a importância das campanhas publicitárias intergeracionais que observamos e das ações intergeracionais que são um sucesso. Reunir pessoas de diferentes idades com um propósito é enriquecedor para todos.
Multiópticas. Protagonista – Celia Villalobos
Campanha Multiópticas com a agência LLYC, cuja protagonista é Celia Villalobos. A campanha visa aumentar a consciencialização de que devemos reduzir o número de horas que todos passamos em frente aos écrans. Celia Villalobos como protagonista é um claro exemplo de uma campanha que pretende ser inclusiva. Além de se dirigir a todos os públicos; Recorde-se que os seniores também gostam de jogos eletrónicos, e ser “jogador” não é apenas território jovem… embora muitos não o saibam: “segundo os dados geridos pela Multiópticas, apesar de 70% da população espanhola 45 e 75 anos não se consideram gamer, 85% passam em média 1 hora e 20 minutos por dia a jogar em aparelhos com écran”.
CaixaBank. A ajuda entre as gerações faz-nos seguir em frente
Campanha recente do Caixabank liderada pela Visa. As duas marcas unem-se nesta campanha e utilizam o apoio intergeracional como veículo de promoção e incentivo à utilização dos cartões. “Os tempos mudam e, com eles, a forma de aprender e ensinar”. Na Silver Economy Consulting, já abordamos num artigo o potencial da silver economy no mundo digital. Cada vez mais pessoas maiores de 65 anos fazem mais compras online e ganharam confiança no mundo do comércio eletrónico e no uso de cartões como meio de pagamento online. O apoio intergeracional foi, e continua a ser, fundamental para ajudar na digitalização dos idosos. Muito progresso foi feito, mas o trabalho deve continuar para reduzir a exclusão digital.
Iniciativa intergeracional: adote um avô
Adoptaunabuelo.org é uma maravilhosa iniciativa intergeracional baseada na experiência pessoal do jovem empresário Alberto Cabanes. Definido como “Um movimento social imparável para homenagear os avós”, e com o hasthag #LosMayoresMolan, conseguiram fazer com que centenas de jovens voluntários doassem o seu tempo para esta causa. É um modelo de negócio social baseado em ‘business angels’. Obtiveram apoio de fundos de investimento e realizaram alianças com grandes empresas espanholas que aderiram à iniciativa.
Esperamos e confiamos que as marcas realizem publicidade cada vez mais inclusiva, intergeracional e livre de preconceito de idade. Incentivamos mais empresas e instituições a se unirem na promoção dessas iniciativas intergeracionais. Na Silver Economy Consulting teremos o maior prazer em acompanhar, apoiar marcas e promover mais iniciativas em que convivam pessoas de diferentes gerações, para ver a idade de outra perspetiva.