Potencial digital de la silver economy
  • 27 de Abril de 2021
  • Luisa López García de la Chica
  • 0

“Digitalização” de pessoas com mais de 65 anos. O potencial da silver economy para empresas e instituições.

Desde o início da pandemia, e especificamente o confinamento, em março de 2020, que os números de acesso à Internet dispararam. O bloqueio aumentou as ligações à internet para níveis record, encorajando os idosos a aderir também a estas plataformas. Este artigo mostra o potencial da silver economy para empresas e instituições devido à “digitalização” dos idosos.

A exclusão digital entre as diferentes faixas etárias vem diminuindo ao longo dos anos. Embora seja verdade que o grupo de idosos tem sido o mais lento a usar a internet e em reduzir gradualmente essa lacuna, o ritmo desse grupo é o que mais cresceu nos últimos tempos, principalmente devido à pandemia.

Se em 2009 os dados mostravam que uma em cada dez pessoas, na faixa etária de 65 a 74 anos, acedia à internet, em 2020 esse número passou para sete em cada dez.

(1) Elaboração própria. Fonte: Inquérito do INE sobre equipamentos e utilização das tecnologias de informação e comunicação nos lares. 2020.

De acordo com os dados da última vaga da AIMC – Fonte: EGM, o gráfico seguinte apresenta o perfil etário dos utilizadores da Internet: de 1997 ao primeiro trimestre de 2021, o que também confirma o aumento da utilização da Internet por maiores de 65 anos.

(2) AIMC. Fonte: EGM.

 

Até à data, os relatórios do EGM foram compilados por grupos de idade, o último grupo tendo historicamente 65 anos ou mais. Pela primeira vez, neste 2021, o EGM já se diferencia entre o grupo de 65-74 e o grupo de 75 e mais.

Um dos desafios que a silver economy enfrenta é mostrar que há mais faixas etárias a partir dos 65 anos. A esperança de vida é cada vez mais alta, as pessoas envelhecem de maneira mais saudável e mais ativa. A perceção de que todas as pessoas com mais de 65 anos vivem e consomem da mesma forma está longe da realidade. Existem faixas etárias a partir dos 65 anos, muito diferentes entre si na forma de viver, consumir e gerar riqueza.

É necessário que, de todas as esferas, as pessoas com mais de 65 anos passem a ser segmentadas em diferentes faixas etárias, e não como um único grupo.

O comércio eletrónico na silver economy. Menos inseguranças nas compras online entre os idosos.

Com o olhar voltado para o comércio eletrónico, de acordo com um estudo da Astound Commerce, as vendas online chegarão a 45 bilhões de euros em 2021. Este valor representaria um aumento de 24% em relação a 2020. Um aumento não tão alto quanto o de 2019 a 2020 que, devido à pandemia, era de 34%.

As possíveis barreiras de entrada que algumas pessoas tiveram para comprar online por medo ou insegurança, geralmente mais acentuadas com a idade, foram amenizadas pela necessidade e prevenção contra o COVID em 2020.

De acordo com dados do INE, em Espanha, em 2020, 20,5% da faixa etária entre 65-74 anos fazia compras online.

(3) Elaboração própria. Fonte: Inquérito do INE sobre equipamentos e utilização das tecnologias de informação e comunicação nos lares. 2020.

 

Comparando 2019 com 2020, o grupo com maior aumento foi o dos 65-74 anos, com um crescimento de 6,1 pontos percentuais.

Segundo relatório do Idéalo, nos últimos 5 anos os maiores de 65 anos aumentaram as suas compras em 148%. A pandemia acelerou o consumo de baby boomers. A diferença de género também diminuiu à medida que as mulheres aumentaram as suas compras online.

De acordo com dados apresentados pela Wavemaker’s Reason Why, 34% das pessoas com mais de 55 anos preferem compras online de bens e serviços.

Pessoas com mais de 65 anos também estão presentes nas Redes Sociais. O Facebook é a rede com maior presença de idosos, com 50% dos perfis entre 40 e 64 anos, e 8% daqueles com mais de 65 anos (A rede social da família).

 

Oportunidade para empresas e instituições públicas.

Em relação ao uso de plataformas eletrónicas, em geral 67,3% em Espanha contataram ou interagiram com os serviços públicos.

As instituições têm a oportunidade de simplificar processos e melhorar as suas plataformas para que os cidadãos, de qualquer idade, possam realizar os seus procedimentos e consultas online. No que diz respeito aos idosos, a idade deixará cada vez mais de ser uma barreira para o acesso à tecnologia.

Da mesma forma, são poucas as empresas ou marcas, que se dirigem diretamente aos segmentos a partir dos 65 anos; nem mesmo depois de 55 anos. E é exatamente isso a silver econmy trabalha.

É um fato que os idosos estão cada vez mais “digitalizados” (à vontade com as novas tecnologias) e é um fato que 40% da população espanhola tem mais de 50 anos. A cada dia que passa o nosso ambiente será mais silver.

A redução da exclusão digital representa uma oportunidade clara para empresas e instituições. O potencial da silver economy é claro.

 

Na Silver Economy Consulting ajudamos empresas e instituições a descobrir o valor dos idosos e a contribuir para o desenvolvimento da silver economy em Espanha.