Pessoas com mais de 65 anos são a faixa etária com maior crescimento no nível de rendimento.
Nos últimos anos, vem ocorrendo um fenómeno socio-económico que as marcas devem levar em consideração.
Os maiores de 65 anos passaram a ser a faixa etária com maior crescimento do nível de rendimento, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE):
Causas do fenómeno.
Os motivos para isso ter ocorrido são diversos, entre os mais importantes devemos destacar os aumentos ocorridos em quatro fatores:
1.– Maior número de mulheres aposentadas, visto que as gerações de mulheres que ingressaram no mercado de trabalho nas décadas de 70 e 80 tiveram acesso à reforma, o que leva a que os domicílios com mais de 65 anos passem a ter direito a duas pensões. Uma única pensão não é agora comum, como acontecia antes.
2.- Aumenta a percentagem de pensionistas que aderem ao sistema cobrando a pensão máxima. O motivo é a aposentadoria de baby boomers, que durante a sua trajetória profissional tiveram altos níveis de descontos, correspondendo a reformas cada vez mais altas.
3.- Muitos desses idosos resgatam planos de previdência privada. Esses planos foram dotados durante o tempo de funcionários ou empreendedores em atividade, portanto, são rendas que se somam às recebidas com a reforma.
4.- Rendimentos de arrendamento de imóveis. Um número não menor possui mais de um imóvel em sua posse, o que potencialmente gera uma renda adicional por meio de seu arrendamento.
Como se pode verificar no gráfico anterior, mesmo em períodos de crise como a vivida na década passada, a evolução do rendimento dos maiores de 65 anos é crescente. Essa tendência continuará a manter-se por pelo menos os próximos 20 anos.
Uma situação que as marcas devem considerar para colocar mais foco na terceira idade, e que está provocar um aumento do crescimento da Silver Economy em Espanha.
Contate-nos se quiser saber como…